O atacante Dudu entrou em rota de colisão com o técnico Leonardo Jardim e agora tem horizonte indefinido no Cruzeiro, exclusivamente quatro meses em seguida ser contratado. Uma reunião entre seu estafe e a direção sidéreo pode sacramentar o termo da segunda passagem do camisa 7 pela Toca da Raposa II.
O clube mineiro, no entanto, tem obstáculos importantes pela frente caso opte pela saída do planeta: o cima salário e a multa rescisória superior a R$ 60 milhões.
Dudu teria espaço em quais clubes brasileiros?
A Itatiaia fez um levantamento de possíveis destinos para Dudu entre os principais clubes do futebol brasílico. A relação considera times carentes na posição do desportista de 33 anos e que teriam capacidade financeira de contratá-lo.
Para se livrar do jogador, o Cruzeiro poderia emprestá-lo e arcar com segmento dos salários. O contrato do atacante com o clube azul vai até dezembro de 2027.
Dudu teria espaço em Fluminense e Vasco, mas questão financeira seria barreira
Com Arias soberano no lado recta, o Flu tem quatro opções para o lado esquerdo. Dudu poderia ser titular, mas seu cima salário seria problema.
Opções do Fluminense para as pontas
- Agustín Canobbio
- Keno
- Kevin Serna
- Riquelme Felipe
- Paula Baya
“Com investimentos altos neste ano, dificilmente o Fluminense teria condições de arcar, pois já gastou mais que o previsto. Rony foi um caso que rejeitou a oferta financeira e o Fluminense não subiu”, avaliou Guilherme Abrahão, correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro.
A situação no Vasco é semelhante. O time tem carências técnicas no setor ofensivo, mas dificilmente poderia arcar com os vencimentos de Dudu.
Opções do Vasco para as pontas
- Loide Gonçalves
- Rayan
- Benjamin Garré
- Nuno Moreira
- Adson
- David
“Dudu além de ter espaço seria titular atuando em qualquer uma das pontas. Não possui exigência para arcar com o salário do jogador”, ponderou Guilherme Abrahão.
Bahia tem carência nas pontas
Presente em quatro competições, o Bahia tem dificuldades no elenco para conciliar todas as frentes. Rogério Ceni conta com exclusivamente quatro opções para as pontas, o que tornaria Dudu uma boa pedida.
Opções do Bahia para as pontas
- Erick Pulga
- Ademir
- Kayky
- Ruan Pablo
“Dudu poderia ser uma boa contratação para o Bahia, que vive uma escassez de atacantes de lado em seguida as saídas de Rafael Ratão e Biel. Caso Dudu desembarque em Salvador para jogar no Bahia, poderia ser titular no lado recta do ataque”, argumentou Lincoln Oriaj, correspondente da Itatiaia na Bahia.
“O cima dispêndio do atacante, porém, pode ser um empecilho para que ele seja contratado pelo Bahia. Apesar de ter condições de arcar com a folha salarial do jogador, o Tricolor pode entender que o investimento não seja interessante por conta do custo-benefício”, finalizou.
Esquema de Mano poderia fechar portas para retorno ao Grêmio
Dudu teve boa passagem no Grêmio em 2014 e deixou boas impressões. O Tricolor Gaúcho não tem tantas opções para as pontas, mas Mano Menezes costuma utilizar exclusivamente um desportista uma vez que titular na função.
Opções do Grêmio para as pontas
- Francis Amuzu
- Christian Pavón
- Alexander Aravena
- Gabriel Mec
“Acho que o Dudu até teria espaço no Grêmio, mas não seria titular. E uma vez que o Mano usa só um ponta, acho que se torna uma peça muito rostro em dispêndio mercê”, opinou Nikolas Mondadori, correspondente da Itatiaia no Rio Grande do Sul.
Santos mirou Dudu e segue com espaço no ataque
O Santos sonhou com Dudu antes de o Cruzeiro sacramentar a contratação. Em crise técnica no Campeonato Brasílio, o clube receberia o jogador uma vez que um reforço de peso. A questão financeira, porém, é empecilho.
Opções do Santos para as pontas
- Guilherme
- Soteldo
- Gabriel Veron
- Thaciano
- Alvaro Barreal
- Benjamin Rollheiser
“Dudu teria espaço no Santos. Seria titular integral. Na esquerda, por exemplo. Guilherme tem sido muito criticado”, analisou Iuri Medeiros, correspondente da Itatiaia em São Paulo.
“Acho muito difícil o Santos ter recursos para arcar com os custos mensais do Dudu. É um clube que já investiu muito na primeira janela e vai ter que arcar com uma multa de 15 milhas para o Caixinha… Até acho que o Santos pode se movimentar no meio do ano, mas acho que não com atletas desse teto salarial, sabe?”, ponderou o repórter.
Botafogo vive momento quebradiço, mas perfil de Dudu não é o procurado
A Itatiaia informou, no último domingo (27), que Dudu é tido uma vez que uma opção para o Botafogo. O Alvinegro vive temporada complicada, e suas contratações para a posição ainda não corresponderam ao esperado.
No entanto, o perfil do desportista cruzeirense poderia ser um proibitório. Sob o comando de John Textor, o Fogão contratou poucos jogadores já consagrados e de idades avançadas.
“O Botafogo é um dos clubes que mais investiu em reforços em 2025, mas o perfil de contratações não é o de Dudu. Posteriormente os títulos em 2024, a diretoria “abriu mão” de medalhões uma vez que Júnior Santos, Tiquinho Soares e Eduardo, entre outros, e apostou em jovens promissores, uma vez que Jair e Nathan Fernandes”, analisou Matheus Dantas, correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro.
Opções do Botafogo para as pontas
- Artur
- Jeffinho
- Santiago Rodríguez
- Nathan Fernandes
- Matheus Martins
- Jefferson Savarino
Clubes em que Dudu dificilmente jogaria
Times uma vez que Flamengo e Internacional já possuem muitas opções para as pontas, o que tornaria esse movimento desnecessário. Em outros casos, a questão vai além das quatros linhas.
Dudu dificilmente jogaria em Corinthians e São Paulo, pela identificação que criou com o Palmeiras. Outrossim, um retorno ao Verdão é impossível no momento, já que o desportista vive disputa judicial com a presidente Leila Pereira.
Essa lógica se repete para o Atlético, arquirrival do Cruzeiro. Isso porque o clube sidéreo não teria interesse em substanciar seu principal competidor.
Fonte:CNN Brasil