Samir Xaud inscreve chapa e será candidato único à presidência da CBF Novo

Evandro Roque

CNN Brasil


Samir Xaud, atual presidente da Federação Roraimense, será o único candidato à presidência da CBF. A entendidade confirmou a informação, neste domingo (18).

O cartola conseguiu o pedestal de 25 federações estaduais e 10 clubes e, assim, inviabilizou o registro de outro candidato, Reinaldo Carneiro Bastos, que é o atual presidente da Federação Paulista de Futebol. 

A placa foi nomeada de “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”

Somente as federações de São Paulo e Mato Grosso não apoiaram Xaud. As demais são: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Província Federalista, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Os clubes apoiadores são: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

Segundo o regimento da CBF em validade, de 2017, é necessário o pedestal mínimo de 8 federações e 5 clubes. O prazo final para a matrícula das chapas é o dia 20 de maio, porém com oriente registro, a eleição no dia 25 de maio será somente protocolar.

E os vices?

Serão eleitos oito vice-presidentes para o mesmo tempo de procuração de Xaud. Confira:

  • Michelle Ramalho Cardoso – presidente da Federação Paraibana de Futebol
  • Flavio Diz Zveiter – jurisperito, ex-VP de projetos especiais da CBF e ex mandatário do STJD
  • Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul – presidente da Federação do Pará
  • Gustavo Dias Henrique – diretor de relações institucionais da CBF
  • José Ivanildo da Silva – presidente da Federação do Rio Grande do Setentrião
  • Ednailson Leite Rozenha – presidente da Federação do Amazonas
  • Rubens Renato Angelotti – presidente da Federação de Santa Catarina
  • Fernando José Macieira Sarney – vice-presidente da CBF ate atual interventor na entidade

Bastos e muitos clubes

Neste sábado, Bastos recebeu o pedestal de 32 clubes das séries A e B em um manifesto publicado pelos clubes com críticas às gestões da Confederação Brasileira de Futebol.

Na última sexta-feira, Ednaldo Rodrigues perdeu o pedestal de 19 das 27 federações em um pedido público de renovação na Confederação.

Ednaldo Rodrigues, portanto presidente da CBF, foi semoto do missão em seguida uma decisão da justiça do Rio de Janeiro sob criminação da falsificação de uma assinatura do Coronel Nunes, um dos vice-presidentes da entidade, em documento que, na prática, viabilizava o procuração de Rodrigues na CBF. Com a mudança, a justiça determinou que Fernando Sarney, outro vice-presidente, se tornasse um interventor na entidade para realizar novas eleições. O pleito foi agendado para o dia 25 de maio e o registro das chapas deveria ocorrer entre os dias 18 e 20.

Quem é Samir Xaud?

Eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, assume o missão de seu pai, que completa 40 anos avante da FRF em 2026, a partir de 2027. Foi nessa eleição que Samir começou oficialmente.

Aos 41 anos, o médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, atua porquê empresário no esporte, com um núcleo de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.

Porquê funciona a eleição na CBF?

Para registrar uma placa, é preciso o pedestal de 8 federações e 5 clubes, no mínimo, de concordância com o regimento de 2017.

Houve uma reforma na regra, em 2022, permitindo o pedestal de 4 federações e 4 clubes, porém a novidade forma sob a batuta de Ednaldo Rodrigues foi derrubada com a mesma decisão judicial que tirou Rodrigues do missão, voltando assim ao regramento de 2017.

Além da escolha do novo presidente, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Juízo Fiscal. O período de procuração do quadriênio é de 2025 a 2029.

Todo o processo de votação da CBF é feito de forma secreta. Vence a placa e os conselheiros que tiverem a maioria simples de votos.



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário