Samir Xaud conquista 22 federações e encaminha eleição à presidência da CBF Novo

Evandro Roque

CNN Brasil


Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), ganhou o ar de nepotismo para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e praticamente inviabiliza a realização de uma eleição ao ocupar o esteio de 22 das 27 federações do país.

Porquê para concorrer à presidência você precisa que sua candidatura seja apoiada por, pelo menos, oito federações e cinco clubes, os rivais da disputa não teriam número suficiente para recrutar assinaturas. A informação foi inicialmente publicada pelo Estadão e confirmada pela reportagem do CNN Esportes.

Portanto, basta reunir somente cinco times para homologar a presença de Xaud no pleito, isso se não ocorrer uma grande mudança de trajetória nos próximos dias. Das 22 federações conquistadas, 19 foram as que assinaram o manifesto, sem referir Ednaldo Rodrigues, apoiando uma novidade eleição na CBF e reforçando o pedido por uma mudança no controle da entidade.

Saiba quem é Samir Xaud

Samir de Araújo Xaud, de 41 anos da idade, é médico, empresário e dirigente esportivo oriundo de Boa Vista, Roraima. Especializado em infectologia e medicina esportiva, atuou uma vez que diretor do Hospital Universal de Roraima e é proprietário de um meio de treinamento voltado ao bem-estar e à saúde.

Na política, foi candidato a deputado estadual pelo PV em 2018, recebendo 2.069 votos, e a deputado federalista pelo MDB em 2022, com 4.816 votos, tornando-se primeiro suplente.

Em janeiro de 2025, foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol (FRF), sucedendo seu pai, Zeca Xaud, que liderou a entidade por muro de 50 anos.

Veja 19 das 22 federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud

  1. Alagoas
  2. Paraíba
  3. Rio Grande do Setentrião
  4. Piauí
  5. Maranhão
  6. Ceará
  7. Sergipe
  8. Rondônia
  9. Pará
  10. Roraima
  11. Amazonas
  12. Acre
  13. Rio de Janeiro
  14. Região Federalista
  15. Goiás
  16. Mato Grosso do Sul
  17. Paraná
  18. Rio Grande do Sul
  19. Santa Catarina



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário