Mundial: clubes brasileiros preparam evento inédito para torcedores Novo

Evandro Roque

CNN Brasil


A Despensa do Mundo de Clubes da FIFA 2025, torneio que ocorrerá entre 14 de junho e 13 de julho nos Estados Unidos, está se aproximando e Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras preparam evento inédito para seus torcedores presentes nos EUA. As áreas temáticas  criadas terão entretenimento, gastronomia e cultura para aproximar fãs e marcas fora dos estádios.

O projeto dos clubes é que esses espaços sejam montados em cidades estratégicas, porquê Miami, Novidade York e Los Angeles, locais onde os clubes brasileiros disputarão seus jogos. Nesses locais, torcedores poderão testemunhar às partidas, participar de ativações e viver um pouco da atmosfera dos clubes, mesmo longe do Brasil.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da escritório de marketing esportivo Wolff Sports, as fan zones representam uma poderosa instrumento de engajamento: “Elas são muito mais do que espaços de convívio. É onde a paixão do torcedor se transforma em consumo, relacionamento com marcas e geração de teor. É uma oportunidade para ativar patrocinadores e fortalecer a presença dos clubes no mercado internacional”.

O Botafogo e o Fluminense, por exemplo, contam com a parceria da escritório Absolut Sport para oferecer pacotes de viagem que incluem ingressos, hospedagem, transporte e entrada a ações exclusivas. Joaquim Lo Prete, Country Manager da empresa no Brasil, destaca o potencial da iniciativa.

“Campeonatos porquê esse são uma supimpa oportunidade para clubes, marcas e entidades promoverem experiências únicas. É verosímil integrar contextos esportivos, culturais e gastronômicos com facilidade, ainda mais em um país com infraestrutura moderna e atrativa para o turismo”, afirma Joaquim.

A expectativa dos torcedores palmeirenses para o torneio é enorme e a mobilização tem sido intensa tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Com caravanas organizadas, pontos de encontro definidos e uma complexa operação logística montada, a torcida alviverde realiza campanha nas redes sociais com objetivo de apresentar uma grande sarau nos estádios americanos durante a competição.

Entre as ações realizadas pelos palmeirenses estão: arrecadação de recursos para a compra de bandeiras, faixas e outros utensílios para incentivar os atletas dentro de campo, e organização de comboio saindo de Massachusetts, com objetivo de levar os fãs para escoltar os jogos do Verdão na Despensa do Mundo de Clubes.

Anderson Rubinatto, CEO da Goolaço, empresa especializada na produção de eventos esportivos, ressalta o impacto emocional das iniciativas: “Esses eventos aproximam o torcedor da marca do clube de forma única e rememorável. As fan zones criam um envolvente onde a experiência vai além do jogo. É onde nascem memórias, conexões e novas oportunidades de fidelização”.

O Tricolor Carioca planeja instalar a “Mansão Fluminense” em uma dimensão próxima à Times Square, um dos pontos turísticos mais famosos de Novidade York. Uma equipe de marketing do clube trabalha no projeto. O Tricolor fará dois jogos na cidade, contra o Borussia Dortmund, da Alemanha, no dia 17 de junho, e contra o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, no dia 21. A última partida será em Miami, no dia 25 de junho, diante do Mamelodi Sundowns, da África do Sul.

Empresas especializadas em hospitalidade no envolvente esportivo enxergam na iniciativa uma chance de ampliar experiências e gerar valor. “O público que procura essas experiências quer mais do que somente testemunhar ao jogo. Eles querem viver o futebol de forma completa, com conforto, entretenimento e conexão com a cultura do clube. As fan zones oferecem exatamente isso: uma extensão da paixão, onde esporte, lazer e negócios se encontram”, destaca Léo Rizzo, CEO da Soccer Hospitality.

O Flamengo prefere manter em sigilo o sítio, mas planeja atuar em parceria com as chamadas “Embaixadas e Consulados da Região” tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. O Rubro-Preto enfrenta o Espérance, da Tunísia, no dia 16 de junho; depois encara o Chelsea, no dia 20 de junho. O Rubro-Preto faz sua última partida pela tempo de grupos no dia 24 de junho, com competidor ainda indefinido.

Esta será a primeira edição da Despensa do Mundo de Clubes. O torneio, que conta com 32 equipes, segue o mesmo formato de disputa da Despensa do Mundo de seleções. Além dos brasileiros, gigantes porquê Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Chelsea, Internazionale, Juventus e até o Inter Miami, de Lionel Messi, estão confirmados. A grande final será disputada no MetLife Stadium, em Novidade Jersey, no dia 13 de julho.

Um exemplo de porquê as ativações gastronômicas contribuem para a experiência dos fãs é a novidade operação de Food Containers que ficará na Esplanada da Redondel MRV. A iniciativa da GSH Live, operadora de víveres e bebidas do sítio, leva feijoeiro tropeiro, arroz carreteiro, burger de linguiça, mini pastéis, espetinhos e opções variadas de hambúrguer para os torcedores.

Para Mark Zammit, CEO da GSH, o projeto traduz a origem da empresa: “Queremos surpreender e produzir novas tradições para a Redondel MRV. Essa operação representa a realização de tudo o que sonhávamos quando fundamos a GSH em 2013: entregar primazia na gestão de víveres e bebidas em ambientes icônicos porquê leste”.



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário