Faltando aproximadamente dois meses para o início do Mundial de Clubes, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) ainda precisa resolver um imbróglio que enolve o grupo do Flamengo.
O León, do México, foi excluído da competição em março em seguida a Fifa alegar que o time é controlado pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, que também está no Mundial de Clubes.
Conta em prol da Fifa uma enunciação enviada pelo León em papel timbrado com os escudos das duas equipes, provando que eles são comandados pelo mesmo proprietário.
León apela de exclusão
Com a decisão tomada pela Fifa, o León apelou à Galanteio Arbitral do Esporte (CAS) para seguir disputando o torneio.
O clube mexicano alega que cumpre todos os requisitos de elegibilidade do Mundial de Clubes. Porém, o regulamento diz que “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou trenar influência sobre mais de um clube participante”.
Julgamentos com datas marcadas
O Tribunal Arbitral do Esporte vai investigar dois processos que podem mudar os rumos do Mundial de Clubes.
A primeira audiência acontece nesta quarta-feira (23), em seguida pedido do Alajuelense, que pleiteia uma vaga na competição. Foi o clube da Costa Rica que abriu a reclamação formal que resultou na exclusão do León.
Esta audiência acontece em Madrid, na Espanha, e o resultado pode influenciar na ação que o Grupo Pachuca abriu. Oriente último será analisado pelo CAS no início de maio, provavelmente no dia 6.
O que pode ocorrer?
Apesar do Alajuelense pleitear por uma vaga, a Fifa planeja realizar um playoff entre América do México e Los Angeles FC para definir quem entra no lugar do León.
Porém, os planos da Fifa podem não ser concretizados caso León ou Alajuelense levem a melhor na Galanteio Arbitral. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, já declarou que segue no aguardo pela decisão do tribunal.
“Pelo que sei sobre León, levante é um caso que foi determinado pelo Comitê de Apelações da Fifa, agora é o Tribunal Esportivo, e temos que esperar até 6 de maio para ver a decisão. Ele tem que infligir as regras e regulamentos da Fifa”
Inicialmente, o León havia sido sorteado para o grupo D da competição, ao lado de Flamengo, Chelsea e Espérance. O Mundial de Clubes acontece nos Estados Unidos entre os dias 14 de junho e 13 de julho.
Por que Boca Juniors e River Plate vão jogar o Mundial? Entenda
Fonte:CNN Brasil