O duelo do Santos contra o CRB, nesta quinta-feira (22), às 21h30 (de Brasília), no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pode marcar o retorno de Neymar aos gramados depois mais de um mês semoto por lesão.
O camisa 10 treinou com o elenco nos últimos dias e deve iniciar o jogo, válido pela terceira período da Despensa do Brasil, no banco de reservas.
Caso Neymar entre em campo, ele completará 30 jogos — incluindo as passagens por PSG, Al-Hilal e Santos — desde a sua atuação na Despensa do Mundo do Qatar.
Em dezembro de 2022, o meia-atacante marcou no empate por 1 a 1 com a Croácia, pelas quartas de final, confronto em que o Brasil acabou eliminado nos pênaltis.
Números de Neymar desde a Despensa
Desde a última Despensa, mais especificamente nos últimos 30 meses, Neymar teve uma média baixa de jogos, seja pela Seleção Brasileira ou por clubes.
Neste período, o craque brasílico disputou murado de 12 jogos por ano. Ou seja, uma média de um jogo por mês.
Arábia, volta ao Santos e grave lesão
Vale lembrar que, desde o Mundial com a Seleção Brasileira, Neymar trocou de time duas vezes e sofreu uma séria lesão no joelho esquerdo que o tirou dos gramados por um ano.
O incidente aconteceu em outubro de 2023, no duelo entre Brasil e Uruguai, em Montevidéu, pelas Eliminatórias para a Despensa de 2026. Neymar passou por uma cirurgia e iniciou um longo processo de recuperação.
Antes de se lesionar, o craque trocou o Paris Saint-Germain pelo Al-Hilal em agosto de 2023. Por conta da lesão, ele acabou fazendo somente 7 jogos pelo clube sarraceno, sendo 4 uma vez que titular, e marcou só um gol.
Depois retornar aos gramados, em outubro de 2024, Neymar disputou somente mais dois jogos pelo Al-Hilal e decidiu voltar ao Santos em janeiro de 2025.
Pelo Peixe, o atacante conseguiu uma sequência de jogos antes de sentir um desconforto muscular nas quartas de final do Paulistão, contra o Red Bull Bragantino. A lesão fez com que ele fosse dissociado da Seleção em sua primeira convocação desde a cirurgia em 2023.

Neymar ficou mais de um mês fora e voltou contra o Fluminense, no início de abril, pelo Campeonato Brasílico. No jogo seguinte, contra o Atlético-MG, Neymar se lesionou de novo e aumentou sua lista de ausências por lesões na curso.
Com seu provável retorno nesta quinta, contra o CRB, Neymar vive a expectativa de seguir defendendo o Peixe nos poucos jogos que ainda resta até o termo de seu contrato, já que uma verosímil renovação segue em compasso de espera.
Neymar desde a Despensa de 2022
- Santos: 9 jogos, 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas
- Al-Hilal: 7 jogos, 5 vitórias e 2 empates
- PSG: 9 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 4 derrotas
- Seleção Brasileira: 4 jogos, 2 vitórias, 1 empate e 1 itinerário
Fonte:CNN Brasil