A Gaviões da Leal, principal torcida organizada do Corinthians, se posicionou sobre o novo pedido de impeachment protocolado nesta segunda-feira (5) contra o presidente do clube, Augusto Melo.
Em posicionamento solene, a Gaviões exige que Augusto venha a público ou pelos canais solene do time esclarecer “pontos pendentes”, além de publicar um projecto de ação com prazos definidos juntamente do orçamento de 2025 com relatórios trimestrais.
A publicação prevê ainda que, se caso o presidente não atenda às solicitações, as próximas comunicações serão para convocar protestos no Parque São Jorge contra o mesmo.
Novo pedido de impeachment
O novo pedido de impeachment, desta vez, foi protocolado por Paulo Roberto Bastos, mentor e membro da Placa 82.
O requerimento foi apresentado com base na reprovação das contas do clube referentes ao tirocínio de 2024, veste que acirra ainda mais a crise política no Parque São Jorge.
Segundo o texto, a gestão teria usado critérios contábeis questionáveis, uma vez que a inclusão de doações da torcida para o pagamento da Neo Química Estádio uma vez que receita operacional do clube, prática que levanta dúvidas quanto à transparência dos números apresentados
Nascente é o terceiro processo de impeachment movido contra Augusto Melo. O primeiro, iniciado em agosto de 2024, ainda está em curso e é motivado pela investigação da Percentagem de Moral sobre o contrato de patrocínio com a mansão de apostas VaideBet. O segundo é relacionado à falta de informações sobre pendências financeiras do Timão.
Confira a nota completa
No último sábado (03/05), a Diretoria do Gaviões da Leal se reuniu com seus associados para apresentar o trabalho de fiscalização no Corinthians e expressar a crescente preocupação com os rumos do clube.
Diferentemente de momentos anteriores — quando o Corinthians lutava contra o rebaixamento e buscávamos um término de ano em tranquilidade entre todos os corinthianos —, e diante do cenário crítico atual, o Gaviões da Leal não irá se opor a nenhuma reunião que paute a proposta de impeachment do atual presidente. Essa decisão é motivada por fatores graves:
•A repetição de erros de gestões anteriores, uma vez que problemas recorrentes na base e nomeações com viés político, mostra falta de tirocínio e compromisso com o clube;
•A gestão está em desmanche, com elevado rodízio em cargos importantes e retorno de figuras antes opositoras, o que levanta dúvidas sobre os reais interesses por trás dessas movimentações;
•A falta de transparência e de respostas a questionamentos feitos em reuniões do Juízo e em outras instâncias é intolerável.
Diante disso, exigimos que Augusto Melo venha a público, pelos canais oficiais do clube, para apresentar:
•Respostas claras aos pontos pendentes;
•Um projecto de ação com prazos definidos;
•A divulgação do orçamento de 2025 e apresentação de relatórios trimestrais.
Também recomendamos a geração urgente de um comitê executivo da presidência, com corinthianos externos, sem vínculos políticos ou empregatícios com o clube, e com especialização nas áreas estratégicas da gestão esportiva e administrativa. Hoje, o poder no Pq. São Jorge está contaminado por disputas internas.
Aguardamos o posicionamento público do presidente nos próximos dias. Caso contrário, as próximas comunicações serão para convocar protestos no Parque São Jorge, até que todas as demandas da torcida sejam atendidas.
Pelo Corinthians, com muito paixão, até o término!
Gaviões da Leal Torcida
Fonte:CNN Brasil