O Fortaleza se pronunciou oficialmente, na noite desta quarta-feira (30), em seguida ser pronunciado vitorioso na partida contra o Pescoço Pescoço, pelo grupo E da Libertadores, que havia sido cancelada por invasão de torcedores chilenos.
A Conmebol definiu que o Leão venceu o jogo por 3 a 0 — o placar mostrava 0 a 0 quando a partida foi paralisada — e aplicou outras punições ao time chileno (veja cá).
Em nota publicada nas redes sociais, o Fortaleza agradeceu à CBF “pelo escora institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para prometer o cumprimento das normas e a integridade da competição”. Veja aquém:
O Fortaleza Esporte Clube informa que, por decisão solene da CONMEBOL, foi pronunciado vencedor da partida contra o Pescoço-Pescoço pelo placar de 3×0, em decorrência dos atos de violência praticados pela torcida adversária na partida realizada no Chile.
Agradecemos à CBF pelo escora… pic.twitter.com/8IuFSWQoAG
— Fortaleza Esporte Clube 🦁 (@FortalezaEC) April 30, 2025
Entenda o caso
O duelo no Estádio Monumental, em Santiago, no último dia 10, foi paralisado no segundo tempo em seguida invasão de torcedores do time ao gramado, aos 24 minutos, com o placar ainda em 0 a 0.
Os torcedores protestavam pela morte de duas pessoas, de 12 e 18 anos, durante uma confusão do lado de fora do estádio. A suspeita, ainda em investigação, é que as vítimas foram atropeladas por um carruagem da polícia.
Morte de torcedores
De concórdia com informações preliminares, torcedores aglomeraram-se do lado de fora do estádio, gritando e arremessando objetos contra a segurança.
A Polícia respondeu com canhões de chuva e reforço no temporário, mas a situação se agravou quando segmento da povo tentou forçar a ingressão, derrubando uma das cercas do perímetro. Várias pessoas ficaram presas no lugar e duas morreram.
As circunstâncias exatas das mortes ainda estão sob investigação, mas duas hipóteses são consideradas: a primeira aponta que uma viatura policial pode ter pretérito sobre a muro desabada, esmagando duas vítimas. A segunda sugere que as mortes tenham sido causadas por uma avalanche humana durante o tumulto.
Invasão e jogo interrompido
Apesar dos incidentes, o jogo começou porquê previsto, mas foi interrompido quando uma povo invadiu o gramado de forma violenta, rompendo o esquema de segurança.
O quebra-quebra começou por volta dos 24 minutos do segundo tempo, quando o placar apontava 0 a 0. Torcedores do time chileno quebraram vidros e grades que separavam a arquibancada do estádio Monumental de Santiago, invadiram o campo, além de arremessarem pedaços de ferro no gramado.
Por conta da confusão, jogadores do Fortaleza correram para o vestiário e abandonaram a partida. O estádio foi expelido e a Conmebol tentou retormar a partida, mas acabou por cancelar o jogo em definitivo.
Situação do Fortaleza na Libertadores
Com os três pontos garantidos, o Fortaleza agora soma 4 no grupo E da Libertadores e assume a terceira posição, empatado em pontuação com o Racing e colado no Atlético Bucaramanga, que tem cinco pontos.
Pela competição, o Leão volta a campo na próxima terça-feira (6) exatamente contra o Pescoço Pescoço, pela quarta rodada da período de grupos. O duelo será na Redondel Castelão.
Fonte:CNN Brasil