Samir Xaud falou à CNN, no Domingo com o Benja, pela primeira vez porquê horizonte e único candidato a presidente da CBF, neste domingo (18). “Um dos meus propósitos é colocar a liga para transpor do papel. Acho que esse padrão de liga já deveria estar instituído dentro do futebol brasílio. A gente vê outras ligas aí fora funcionando, com resultado na mão”, comentou.
“Eu quero que daqui a 4 anos, quando eu transpor, eu tenha tirado esse projeto do papel. E, para isso, eu vou invocar os clubes para conversar. Tem que ter essa interação entre clubes, federações e CBF”, explicou.
Apesar da existência da Libra e da LFU, a Liga Potente União, a CBF ainda é a responsável pela organização das competições profissionais no Brasil, a exemplo do Brasileirão, Despensa do Brasil, Despensa Virente e Despensa do Nordeste.
“A gente pensa numa reorganização de competição para que a gente consiga não tolerar com datas. A gente vê esse calendário apertado”, também ponderou. Ele, porém, negou que tenha intenção de rematar com os campeonatos estaduais.
Xaud apresentou espeque de 25 federações e 10 clubes e, assim, inviabilizou a candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol. O cartola será eleito no domingo (25), e terá início do procuração no dia seguinte.
O horizonte mandante também confirmou ao Benja que a camisa da Seleção não será vermelha e que o treinador Carlo Ancelotti vai morar no Brasil.
As ligas
Por meio de nota, a placa de Xaud, “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização” afirmou que trabalhará para “enfrentar os principais desafios estruturais do futebol brasílio, porquê o calendário, a profissionalização da arbitragem, a melhoria dos gramados, a segurança nos estádios e o fortalecimento das ligas”.
Confira a nota da placa “Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização”
“A placa Futebol para Todos – Transparência, Inclusão e Modernização nasce com o compromisso de transformar a gestão do futebol brasílio por meio da transparência, da inclusão e da modernização da gestão. Vamos ampliar os investimentos no desenvolvimento do futebol em todas as regiões do país, fortalecendo clubes, federações e o futebol de base.
Nosso objetivo é aprimorar a utilização dos recursos da CBF com responsabilidade e nitidez, garantindo uma gestão mais eficiente, ensejo ao diálogo e com foco em resultados concretos. Trabalharemos para enfrentar os principais desafios estruturais do futebol brasílio, porquê o calendário, a profissionalização da arbitragem, a melhoria dos gramados, a segurança nos estádios e o fortalecimento das ligas.
Também olharemos com atenção para o futebol namorado e para aqueles que muitas vezes ficam invisíveis no sistema. Vamos promover uma gestão que valorize o futebol feminino, combata qualquer tipo de discriminação e abrace a sustentabilidade.
Apresentamos uma placa comprometida com a renovação e com a modernização da gestão do futebol brasílio, com propostas concretas para tornar a CBF mais eficiente, transparente e alinhada aos desafios atuais.
Fonte:CNN Brasil