Em entrevista exclusiva à CNN Brasil, Samir Xaud, porvir presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), fez uma enunciação contundente sobre a identidade visual da Seleção Brasileira.
No “Domingol com Benja”, o dirigente fez seu primeiro pronunciamento para uma emissora de TV, e foi enfático ao proferir que o Brasil não utilizará camisa vermelha na Despensa do Mundo de 2026.
“Não. A camisa brasileira é virente e amarela”, disse Xaud.
Presidência da CBF
Na entrevista exclusiva ao programa “Domingol com Benja”, da CNN Brasil, Samir Xaud confirmou que será o novo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Neste domingo (18), o atual presidente da Federação Roraimense de Futebol, registrou sua placa com o suporte de 25 federações e 10 clubes, assim inviabilizando o registro de outros candidatos.
A placa registrada por Samir Xaud foi nomeada de “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.
“A partir do dia 26 de maio, serei o presidente da CBF. As pessoas não me conhecem, mas já trabalho com futebol há muito tempo. Vim para somar e tentar mudar a CBF com uma gestão transparente”, revelou Samir Xaud.
Quem é Samir Xaud?
Eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, assumiria o função de seu pai, que completa 40 anos avante da FRF em 2026, a partir de 2027. Foi nessa eleição que Samir começou oficialmente.
Aos 41 anos, o médico com especialização em infectologia e medicina esportiva, atua porquê empresário no esporte, com um núcleo de treinamento voltado ao fitness e bem-estar.
Uma vez que funciona a eleição na CBF?
Para registrar uma placa, é preciso o suporte de 8 federações e 5 clubes, no mínimo, de concordância com o regimento de 2017.
Houve uma reforma na regra, em 2022, permitindo o suporte de 4 federações e 4 clubes, porém a novidade forma sob a batuta de Ednaldo Rodrigues foi derrubada com a mesma decisão judicial que tirou Rodrigues do função, voltando assim ao regramento de 2017.
Além da escolha do novo presidente, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Recomendação Fiscal. O período de procuração do quadriênio é de 2025 a 2029.
Todo o processo de votação da CBF é feito de forma secreta. Vence a placa e os conselheiros que tiverem a maioria simples de votos.
Fonte:CNN Brasil