Pular para o conteúdo
Início » Estádio do Flamengo no Gasômetro: Reajuste de R$ 23,6 Milhões e Avanço Crucial para Construção do Sonho Rubro-Negro

Estádio do Flamengo no Gasômetro: Reajuste de R$ 23,6 Milhões e Avanço Crucial para Construção do Sonho Rubro-Negro Novo

O sonho do Flamengo de ter um novo estádio próprio ganhou um impulso significativo. O Conselho Curador do FGTS deu parecer favorável ao Termo de Conciliação referente ao reequilíbrio econômico-financeiro da desapropriação do terreno do Gasômetro, uma etapa crucial para a concretização do projeto.

Essa decisão, divulgada na última quinta-feira, concede ao clube a posse do local, permitindo que as próximas fases burocráticas e técnicas para a construção sejam iniciadas. O acordo envolveu ajustes financeiros importantes que garantem o suporte necessário para a empreitada.

Com a aprovação, o Flamengo agora pode prosseguir com o planejamento detalhado e as obras de seu futuro lar, um projeto de longa data que mobiliza a torcida rubro-negra, conforme informações divulgadas.

Reajuste Financeiro e a Conquista da Posse

Para selar o acordo, o Flamengo se comprometeu a pagar um adicional de R$ 23,6 milhões. Este valor será dividido em cinco parcelas anuais, com a devida correção monetária, ajustando o montante inicial pago pelo clube no leilão do terreno do Gasômetro.

O acordo original, firmado no ano passado, passou por revisões técnicas em setembro, que resultaram neste acréscimo. O valor de R$ 138,1 milhões, pago à vista no leilão de julho de 2024, foi reajustado para contemplar as compensações financeiras e o reequilíbrio que asseguram o apoio do FGTS ao ambicioso projeto do novo estádio.

Prazos e Custos do Novo Estádio do Flamengo

Com a posse do terreno do Gasômetro garantida, o clube agora foca nas próximas etapas. O presidente Bap, em setembro, indicou que a inauguração do estádio do Flamengo é esperada a partir de 2034, podendo se estender até 2036, dependendo de fatores externos e da complexidade da obra.

Essa previsão difere da estimativa inicial da gestão anterior de Rodolfo Landim, que projetava a conclusão para 2029. A diretoria atual justifica a mudança alegando que os custos foram subestimados no projeto original, levando a uma reavaliação detalhada.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) calculou o custo final atualizado em R$ 2,66 bilhões, considerando inflação, contingências e insumos. No entanto, a gestão atual do Flamengo, com modificações no projeto para torná-lo mais econômico, estima reduzir o custo de R$ 3,1 bilhões, nova estimativa do projeto anterior, para R$ 2,2 bilhões. O valor apresentado no ano passado era de R$ 1,9 bilhão.

Os Próximos Passos Cruciais para a Construção

No curto prazo, a diretoria do Flamengo terá como foco o acompanhamento do processo de remanejamento da Naturgy junto à Prefeitura do Rio, a demolição e limpeza do terreno do Gasômetro, que será de responsabilidade do próprio clube, e a aprovação legislativa das CPACs.

Outro passo essencial é a assinatura do Termo Definitivo com a Advocacia-Geral da União (AGU), a Caixa Econômica Federal e a Prefeitura. Já para o médio e longo prazos, a prioridade será a estruturação e o detalhamento do projeto executivo, que dará vida à construção do tão aguardado novo estádio do Flamengo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *