A ESPN Brasil afastou seis jornalistas em seguida a direção da emissora ter sido surpreendida com um programa temático sobre a CBF. Os comentários foram feitos no programa “Risca de Passe”, pautados por denúncias feitas pela revista “Piauí” sobre a gestão de Ednaldo Rodrigues adiante da entidade máxima do futebol brasílico. As informações foram publicadas pelo UOL e confirmadas pela CNN.
Os comentaristas Gian Oddi, Paulo Calçade, Pedro Ivo Almeida, Victor Birner e William Tavares foram afastados, além do produtor do programa Dimas Coppede. O programa foi ao ar na última segunda-feira. Os jornalistas retornarão às atividades normalmente nesta quinta (10).
Manifestei ontem, no Risca, meu inconformismo com a pouca repercussão da material da @revistapiaui sobre a gestão da CBF. Muitos reforçaram que a própria ESPN pouco repercutiu (eu mesmo afirmei isso). Pois muito: informo que o Risca de Passe de hoje, 22h, será todo devotado ao tema. pic.twitter.com/iXoBs4l6qr
— Gian Oddi (@gianoddi) April 7, 2025
A CNN apurou que a diretoria da ESPN não gostou de não ter sido informada previamente sobre o tema que iria ao ar. Em casos de programas com temas especiais, o processo interno da empresa não foi cuprido, o que acabou gerando a situação.
Segundo o UOL, a CBF teria ligado para a emissora pedindo providências. A entidade negou o ocorrido e se pronunciou: “Não procede. A CBF respeita a liberdade de prelo com responsabilidade e não pede interferências de nenhum tipo na risca editorial de veículos de notícia. Qualquer narrativa dissemelhante desta é mentirosa e leviana”.
A ESPN também foi procurada pela reportagem e disse que se pronunciará em breve sobre o caso e ainda não houve retorno. A emissora da Disney atualmente transmite o Campeonato Brasílio da Série B, que é negociado diretamente com as Ligas (LFU e Libra), sem nenhuma relação com a CBF.
Fonte:CNN Brasil