Convidado do CNN Esportes S/A deste domingo (20), Fabinho Soldado, diretor executivo de futebol do Corinthians, explicou as movimentações do clube no mercado e afirmou que a equipe paulista voltou a ser “procurada”.
Com a segunda janela de transferências do futebol brasiliano se aproximando — de 10 de julho a 2 de setembro —, o clube já se movimenta nos bastidores para mapear reforços e eventuais saídas.
“A janela está agitada. A procura pelo Corinthians voltou a ser muito possante — na verdade, sempre foi. Os jogadores continuam procurando saber sobre o clube. Simples que existe um planejamento da nossa secção. Ainda não estamos no momento de executar, mas sim de estudo. O nosso departamento de scout funciona praticamente todos os dias. Estamos sempre analisando as hot lists [principais alvos], avaliando posições, conversando com a percentagem técnica para identificar as carências do elenco. E, ao mesmo tempo, aproveitando as oportunidades que já estão surgindo”, revelou Fabinho.
O dirigente contou que o clube comandado por Ramón Díaz já iniciou alguns contatos, pensando a médio e longo prazo.
“O departamento faz um trabalho muito pró-ativo, com alguns contatos já sendo iniciados […] sempre com o objetivo de fortalecer ainda mais o nosso legado”, contou.
“Sobre quantos [reforços] virão, eu não consigo manifestar agora. É um processo que precisa remoinhar. E quando eu digo remoinhar, quero manifestar sentar com a percentagem técnica, fazer a minha estudo com o Renan [gerente de análise de mercado] — que nos ajuda bastante nisso. Quando a gente finaliza tudo isso, aí partimos para uma conversa direta com o presidente, com o financeiro, pra ver a viabilidade da contratação”, disse o dirigente.
Mas o que eu posso prometer é que já estamos analisando, e dentro das nossas necessidades, o torcedor corintiano pode ter certeza: a nossa teoria é fortalecer cada vez mais esse elenco
Fabinho Soldado
Saídas do elenco
Fabinho também falou sobre a possibilidade de vendas e a responsabilidade financeira do clube. Mas, ele garante que o desempenho esportivo do time está supra de qualquer negociação.
“Existe, sim, uma urgência [vender jogadores]. Há uma responsabilidade em relação ao orçamento de vendas”, começou. “Só que a secção esportiva não pode ser comprometida. Isso é fundamental. É um caminho que exige muita atenção. Quando chega o momento de deliberar por uma saída, a gente precisa prometer que isso não vá atrapalhar o desempenho esportivo do time”.
Para 2025, o clube manteve a base da equipe que disputou a última temporada.
“Sempre existiu uma responsabilidade com a manutenção do elenco. Foi isso que o presidente prometeu e foi isso que a gente fez: mantivemos a base do elenco de 2024 para 2025. Agora, é entender as movimentações do mercado. E é evidente que, em qualquer momento, vamos ter que fazer alguma saída. Mas tudo será feito com conversa, com planejamento, para que a gente tome sempre a melhor decisão para o Corinthians”, finalizou Soldado.
CNN Esportes S/A
Com Fabinho Soldado, o CNN Esportes S/A chega à 91ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em taxa, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da globo, na perspectiva de economia e negócios.
Fonte:CNN Brasil