Conheça Reinaldo Carneiro Bastos, candidato à presidência da CBF Novo

Evandro Roque

CNN Brasil


O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, lançou sua candidatura para presidência da CBF, neste sábado (17).

Com o retraimento de Ednaldo Rodrigues do função, a justiça do Rio determinou a realização de novas eleições na entidade a ser organizada pelo interventor, Fernando Sarney.

Os interessados terão até o dia 20 de maio para lançar as chapas. A eleição vai sobrevir um dia antes da chegada do novo treinador da seleção, Carlos Ancelotti, no dia 25 de maio.

Em paralelo, a apuração da CNN Brasil aponta que Samir Xaud, presidente da Federação Roraimense de Futebol, conseguiu o escora de 22 federações estaduais para apresentar sua candidatura.

De negócio com o regimento da CBF, para apresentar uma placa eleitoral, é preciso invadir o escora de, no mínimo, 8 federações e 5 clubes de futebol.

Quem é Reinaldo Carneiro Bastos?

Bastos estudou, mas não concluiu o curso de engenharia social. Ele tem formação na espaço de gestão esportiva. O cartola foi presidente de um clube do interno paulista, passou por cargos de gestão e chegou a vice-presidência da CBF e, desde 2015, é presidente da FPF.

Federação Paulista de Futebol e CBF

Bastos está no mundo do futebol desde 1980, quando iniciou a curso de no Esporte Clube Taubaté, onde foi vice e, posteriormente, presidente do clube. Em 1996, ele assumiu o função de diretor financeiro e vice-presidente da FPF.

Ele chegou na CBF em 2010, quando assumiu o função de diretor de coordenação. Em 2015, tornou-se diretor de gestão da entidade e ficou no função até 2018.

Reinaldo foi eleito presidente da Federação Paulista de Futebol em 2015 e sucedeu Marco Polo Del Nero, que havia sido presidente da FPF entre 2003 a 2015. No mesmo ano, Del Nero assumiu a presidência da CBF e ficou no função até 2017.

Em agosto de 2021, Ednaldo Rodrigues foi nomeado presidente interino da CBF pelo Parecer de Gestão da entidade, substituindo Coronel Nunes. O Parecer era formado pelos oito vice-presidentes, que aprovaram o nome do novo mandatário. Ednaldo era presidente da Federação Baiana de Futebol.

Ainda em 2021 a Justiça anulou a eleição de Mestiço e nomeou Rodolfo Landim, portanto presidente do Flamengo, e Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, porquê interventores devido a uma ação de 2017 que questionava as regras eleitorais da entidade, mas essa decisão foi cassada pouco tempo depois.

Bastos + Ednaldo / Bastos x Ednaldo

O cartola assumiu uma das vice-presidências da CBF em 2022, ano em que Ednaldo Rodrigues foi eleito para um procuração até 2026. Bastos foi um dos quatro novos vices que chegaram ao função dando escora para Ednaldo.

Eles, porém, romperam a coligação. Em 2024, Reinaldo tentou organizar sua candidatura para a entidade, porém sem sucesso. Quando o ex-atleta Ronaldo tentou candidatar-se ao função supremo na CBF, Reinaldo foi o único presidente de uma federação que recebeu o desportista. Sem escora das demais federação e clubes, Ronaldo não conseguiu lançar sua candidatura e Ednaldo Rodrigues foi aclamado ao função em março de 2025.



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário