Decisão sobre caso León no Mundial sai nesta terça (6); veja o que se sabe

Evandro Roque

CNN Brasil


A Incisão Arbitral do Esporte (CAS) divulga nesta terça-feira (6) a decisão definitiva sobre a verosímil exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes da Fifa.

A audiência que ouviu os argumentos do time mexicano foi realizada nesta segunda-feira (5) na Suíça. O resultado influencia no grupo D do Mundial, que tem Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.

O que aconteceu com o León?

O León foi excluído da competição em março deste ano depois a Fifa alegar que o time é controlado pelo mesmo grupo que comanda o Pachuca, outro time mexicano que está no Mundial de Clubes.

Segundo o jornal Record, do México, conta em prol da Fifa uma enunciação enviada pelo León em papel timbrado com os escudos das duas equipes, provando que eles são comandados pelo mesmo proprietário.

O regulamento diz que “nenhuma pessoa física ou jurídica pode controlar ou praticar influência sobre mais de um clube participante”.

Porém, o clube mexicano alega que cumpre todos os requisitos de elegibilidade do Mundial de Clubes. O Pachuca e o León pretendiam provar que pertencem a entidades jurídicas diferentes e já iniciaram o processo de separação.

Saiba o que pode ocorrer no Mundial de Clubes

No último dia 23 de abril, o CAS julgou o recurso do Alajuelense, da Costa Rica, em Madri, na Espanha. O clube apresentou seus argumentos para permanecer com a vaga do Mundial caso a exclusão do León seja confirmada.

Segundo a ESPN mexicana, dirigentes do León participaram da audiência na capital espanhola, mas unicamente ouviram as declarações do Alajuelense.

No ranking da Fifa, o clube mais muito posto que não está classificado para o Mundial de Clubes é o América-MEX. No entanto, a classificação do clube fere o limite de dois clubes do mesmo país na competição, exceto se três ou mais conquistarem títulos continentais.

Uma vez que o América não venceu nenhuma competição do tipo nos últimos anos, estaria inábil de participar. Assim, seguindo o ranking e excluindo México e Estados Unidos pelo critério de limite de participantes por país, o representante do continente seria o clube da Costa Rica.

A Fifa monitora a situação e já declarou que pretende realizar um jogo único para definir o último classificado. O jogo seria entre o América, por conta do ranking, e o Los Angeles FC, que perdeu a final da Champions da Concacaf em 2023 para o León.

Por que Boca Juniors e River Plate vão jogar o Mundial? Entenda



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário