Rubens Menin, investidor do Atlético-MG e controlador da CNN Brasil, destacou a prestígio da profissionalização e modernização da gestão esportiva no Brasil.
Em entrevista ao CNN Esportes S/A, o empresário reiterou que o próximo grande passo para o clube é a preâmbulo de capital na bolsa de valores.
“Isso é meu estado da arte da governança de uma empresa. Hoje, temos mais de 300 milénio acionistas espalhados pelo mundo, e eles têm o recta de cobrar. A torcida também tem esse recta. A cobrança é benéfica, e temos que assimilar isso. Se qualquer dia conseguirmos furar o capital do Atlético-MG, para que os atleticanos possam ser acionistas, isso será um grande progressão na governança do clube. A gente tem que assimilar a cobrança”, comentou Menin.
Para Menin, a SAF foi exclusivamente o primeiro degrau.
“O envolvente regulatório tem que permitir isso. A SAF foi o primeiro passo, mas existem outros detalhes que precisarão ser resolvidos. Da mesma forma que teve a primeira SAF, vai ter que ter o primeiro clube com capital desobstruído. Eu acho que quem vai na frente bebe chuva limpa.”
Novos investimentos
O investidor do Galo acredita que o pioneirismo do clube pode atrair investimentos relevantes e solidificar o Atlético-MG uma vez que uma potência econômica no cenário esportivo pátrio.
“Se o Atlético-MG conseguir ser o primeiro clube com capital desobstruído na bolsa de valores no Brasil, sairemos na frente e ficaremos mais fortes“, afirmou Menin.
“Vi isso ocorrer em outras empresas nas quais participei, onde, ao furar o capital, novos investimentos surgiram, nos colocando na vanguarda. Acho que a preâmbulo de capital é fundamental para transformar o Atlético-MG em uma potência econômica e financeira“, explicou.
O empresário também comentou sobre a procura por investidores, reforçando que o interesse já foi grande em momentos anteriores, principalmente quando o clube enfrentava instabilidades financeiras.
“Na quadra, várias pessoas demonstraram interesse no Atlético-MG, e muitas SAFs foram constituídas. Não conseguimos naquele momento, mas por sorte, conseguimos resolver a situação. Outros clubes precisaram fazer o que foi verosímil. Nós tínhamos um pouquinho de força para poder resistir. Queríamos um protótipo que se adaptasse ao Atlético-MG”, revelou Menin.
Para Menin, mais importante do que captar recursos rapidamente é prometer que os investidores compartilhem dos valores do clube.
“Não sou contra investidores, nem contra a preâmbulo de capital, desde que os interesses coincidam com os do Atlético-MG, que é tornar o clube cada vez mais possante e participar dessa indústria crescente”, afirmou.
“O futebol está se expandindo na África, na Ásia e na América do Setentrião. Buscamos investidores que queiram fazer secção desse ecossistema, sabendo que o principal é prometer a perenização do Atlético-MG”, concluiu.
CNN Esportes S/A
Com Rubens Menin, o CNN Esportes S/A chega à 93ª edição. Apresentado por João Vitor Xavier, o programa aborda os bastidores de um mercado que movimenta bilhões e é um dos mais lucrativos do mundo: o esporte.
Em taxa, os assuntos mais quentes da indústria do mundo da esfera, na perspectiva de economia e negócios.
Fonte:CNN Brasil