Com “time bilionário“ e conhecidos da elite, Série D começa neste sábado

Evandro Roque

CNN Brasil


Depois a globo rolar nas três primeiras divisões, chegou a vez da Série D 2025 dar o seu pontapé inicial neste sábado (17).

A competição conta com 64 times em procura de quatro vagas na Série C de 2026. Por ser a última partilha do futebol brasiliano, a Série D não tem rebaixamento.

Porquê é a disputa da Série D?

Diferentes das Séries A, B e C, o formato da quarta partilha pátrio é dissemelhante: os 64 times se dividem em 8 grupos com 8 clubes cada. Os 4 primeiros de cada clube avançam para a próxima período, que é de mata mata.

A partir daí, os times classificados duelam nas oitavas de final, até a final, com jogos de ida e volta.

Portuguesa “bilionária”

Entre os times tradicionais a disputar a competição, a Portuguesa volta à Série D posteriormente quatro anos. O time aprovou recentemente a geração da Sociedade Anônima de Futebol e terá um investimento que deve ultrapassar o valor de R$ 1 bilhão nos próximos anos.

A Lusa também já fez bonito na escol do futebol brasiliano, se tornando vice-campeã em 1996, perdendo para o Grêmio. Desde a queda para a Série B em 2013, posteriormente o “Caso Héverton”, o time paulista nunca mais esteve na Série A.

Santa Cruz de volta

Além da Portuguesa, outros times que estão atualmente na quarta partilha já passaram pela escol do Brasílio na era dos pontos corridos. Um deles é o Santa Cruz.

O Santa é um dos times com maior torcida do Nordeste, mas não figura na Série A do Campeonato Brasílio desde a temporada 2016.

De lá para cá, a equipe pernambucana passou por uma grande crise, sendo rebaixada nas Séries B e C, e ficando sem partilha pátrio em 2024.

Times da Série D que estiveram na Série A nos pontos corridos

  • Portuguesa
  • Santa Cruz
  • América-RN
  • Joinville



Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário