Em uma noite de surpresas no Estádio El Sadar, o Osasuna venceu o Atlético de Madrid por 2 a 0 nesta quinta-feira (16), pela 36ª rodada da LaLiga, e deu um passo importante rumo à classificação para competições europeias.
Com gols de cabeça de Alejandro Catena, aos 25 minutos do primeiro tempo, e do bombeiro Na presença de Budimir, aos 37 da lanço final, o time de Pamplona chegou aos 48 pontos, igualando o Rayo Vallecano, oitavo disposto — posição que dá recta à vaga nas eliminatórias da Conference League.
O resultado também marca um provável retorno histórico: o clube não disputa um torneio europeu desde 2007, quando foi semifinalista da antiga Despensa da UEFA (atual Liga Europa). Na temporada passada, Osasuna chegou aos playoffs da Conference, mas caiu para o Club Brugge por 4 a 3 no confederado.
Do outro lado, o Atlético, que já garantiu vaga na Champions League e está fora da disputa pelo título, segue em terceiro lugar com 70 pontos. A equipe de Diego Simeone, que vinha de goleada por 4 a 0 sobre a Real Sociedad com show de Alexander Sorloth, teve atuação apagada e foi dominada pela disciplina tática dos donos da moradia.
Nas rodadas finais, o Osasuna enfrenta Espanyol (16º) em moradia e depois visitante o Deportivo Alavés (17º). Já o Atlético encerra sua campanha contra Real Betis e Girona.
Fonte:CNN Brasil