Pipocada histórica, socos e mais: entenda a corrida pelo título holandês Novo

Evandro Roque

CNN Brasil


O Campeonato Holandês 2024/25 é um dos mais disputados deste século na terreno das tulipas e dos moinhos de vento. O vencedor só vai transpor na última rodada, e a corrida contou com reviravolta histórica.

O Ajax já se via vencedor, mas, com os resultados das jornadas anteriores, perdeu a liderança para o arquirrival PSV. O empate desta quarta-feira (14) veio no termo, com requintes de crueldade.

Entenda a corrida pelo título holandês

Ajax e PSV revezaram na ponta da tábua. Na viradela do vez, a equipe de Eindoven tinha nove pontos de vantagem para o rival, mas viu a diferença evolar com somente uma vitória entre janeiro e março. O Ajax se aproveitou, assumiu a liderança e caminhava para o título.

A equipe da capital precisava de somente seis pontos dos últimos 15 para se sagrar vencedor. Em determinado momento da 32ª rodada, chegou a ser tratado porquê vencedor. Porém, o futebol é imprevisível e as revoltas aconteceram. 

Primeiro, uma rota inexplicável para o Nijmegen Eendracht Combinatie, oitavo posto, por 3 a 0, em Amsterdã. Depois, se viu adiante do placar duas vezes contra o Groningen, mas cedeu o empate e viu o PSV, com duas vitórias, terminar a penúltima rodada na primeira posição.

O empate entre Ajax e Groningen tiveram duas reações. A primeira foi entre os envolvidos, que protagonizaram pancadaria generalizada, enquanto a segunda viu os torcedores do PSV, que não deixaram o estádio, mesmo posteriormente a vitória, comemorando muito o gol que garantiu a paridade.

Agora, a situação da 34ª e última rodada do Campeonato Holandês é a seguinte: se vencer o Sparta Roterdã, fora de vivenda, o PSV é vencedor. Caso não consiga o triunfo, a equipe de Eindoven só perde o título se o Ajax desancar o Twente, em Amsterdã. Os dois jogos serão no mesmo dia e horário. 

  • Ajax x Twente – 18/05, às 9h30 (de Brasília), na Amsterdam Estádio
  • Sparta Roterdã x PSV – 18/05, às 9h30 (de Brasília), Sparta Stadion





Fonte:CNN Brasil

Deixe um comentário